Por que meu cão destrói toda a casa?

Essa cena é familiar? Ao chegar em casa após um longo dia trabalho você se depara com um objeto destruído. Pode ser um sapato, uma camisa, uma almofada, uma planta, um sofá inteiro. Certamente, bem próximo desta cena, um ser peludo olha para os lados, fingindo não saber de nada. Você vai até ele e lhe chama a atenção. Novamente ele parece não entender, mas sabemos que de quem é a culpa.

(Antes de prosseguir, temos uma novidade para você: estamos liberando GRATUITAMENTE o acesso ao nosso livro digital “Como Passear com Cães Profissionalmente”. Para baixá-lo basta clicar aqui e preencher os campos com seus dados. Corra que é por tempo limitado!)

 

Tudo isso pode parecer engraçado, mas se trata de um sério desvio de comportamento canino. O chamado “comportamento destruidor” é muito comum em cães domésticos, em especial aqueles que passam muito tempo dentro de casa, sem ter se exercitar.

Os cães, antes de serem domesticados pelos seres humanos, habitavam o ambiente natural, assim como os seus parentes mais próximos, os lobos. Nas matas e nos campos, esses animais caminham o dia todo, seguem um líder e exploram o ambiente. Ou seja: têm uma vida extremamente ativa. Hoje, apenas uma pequena parte dos cães vive livre na natureza (os chamados cães selvagens). A grande maioria está presente nas cidades, vivendo em casas e apartamentos.

Quando o cão permanece na residência o dia todo e não tem uma atividade física regular, o mesmo não consegue gastar o excesso de energia acumulada em seu corpo. Essa energia passa a pulsar dentro do animal, fazendo com que ele procure alguma maneira de eliminá-la. E muitas vezes a solução encontrada é destruir os objetos da casa (ou mesmo a casa inteira).

Quando chamamos a atenção do cão, na maioria das vezes ele não é capaz de compreender que fez algo errado, pois está apenas tentando manter-se ativo. Caso contrário ele ficará muito entediado e poderá até mesmo tornar-se um cão deprimido, frustrado, estressado e mesmo agressivo.

Portanto, a melhor saída para evitar esse tipo de comportamento é fornecer atividade física regular ao seu animal. Mas não basta uma mera voltinha de 10 minutos. Deve-se levar o cão para caminhar por no mínimo uma hora, cinco vezes por semana. Dessa maneira é praticamente certo que ele não destruirá mais os seus objetos e se tornará um cão muito mais equilibrado.

Quer saber mais sobre o assunto e se preparar a fundo para atuar na maravilhosa profissão de Passeador de Cães (Dog Walker)? Clique aqui e dê uma olhada em nosso curso “Como Ganhar Dinheiro Passeando com Cães”.

Um grande abraço e bons passeios! 🙂