A melhor maneira de se comportar perto dos cães

Lidar com cães é algo extremamente prazeroso. Ao contrário dos seres humanos, na maioria das vezes, tudo é festa para nossos amigos de quatro patas. O simples fato de chegarmos em casa ou nos prepararmos para passear com os mesmos já deixam isso muito claro. Basta pegarmos um colar e uma guia e seus olhos já brilham, a cauda abana e o corpo se chacoalha todo.

(Antes de prosseguir, temos uma novidade para você: estamos liberando GRATUITAMENTE o acesso ao nosso livro digital “Como Passear com Cães Profissionalmente”. Para baixá-lo basta clicar aqui e preencher os campos com seus dados. Corra que é por tempo limitado!)

Mas qual seria a melhor postura a adotarmos quando estamos perto dos cães?

Há quem diga que o melhor seria manter uma postura rígida, movida e gritos e, em alguns casos, dar algumas “palmadas educativas” quando o cão faz algo indevido. Outros dizem que o ideal seria agradar o animal ao máximo, enchendo-o de mimos e deixando ele fazer o que bem desejar.

Qual seria a melhor? A resposta é muito simples: nem uma nem outra. Deve-se sempre procurar um equilíbrio. A melhor postura que uma pessoa deve ter quando está próxima aos cães é a tranquilidade e a firmeza.

Em seu ambiente natural (florestas, matas, campos), os cães são acostumados a seguir um líder extremamente calmo e firme (o chamado cão alfa). O líder jamais é agressivo com os demais. Ele sempre se mostra bastante tranquilo e firme em suas ações, facilitando o seu papel na liderança do grupo.

E é exatamente assim que um ser humano deve agir perto desses animais. Demonstrando bastante tranquilidade e, ao mesmo tempo, firmeza em suas ações, é muito mais provável que o cão o enxergue como um autêntico líder e se mantenha muito mais tranquilo.

Assim como cuidar de uma criança, jamais devemos permitir que o cão aja da maneira que ele quiser. Devemos sempre nos mantermos bastante calmos e firmes, evitando gritar e, principalmente, bater no cão. Os cães simplesmente não entendem essa postura como liderança. Pelo contrário: ao se comportar de maneira agressiva isso pode deixá-lo inseguro, ansioso e por vezes até agressivo.

Caso o cão apresente algum comportamento indevido (pula nas pessoas, faz as necessidades em locais inadequados, late sem parar, puxa muito a guia etc) a melhor coisa a se fazer é demonstrar sua liderança com bastante firmeza e tranquilidade. Um simples “NÃO”, dito de modo calmo e firme é o suficiente para que ele entenda, ao longo do tempo, que não está se comportando bem.

Resumindo, devemos sempre demonstrar tranquilidade e firmeza junto aos nossos cães. Certamente ele entenderá isso como um sinal de liderança e se tornará um cão muito mais equilibrado e saudável.

Quer saber mais sobre comportamento canino? O que acha de ganhar de 3 a 10 mil reais por mês passeando com cães, hein? Clique no botão verde abaixo e conheça o nosso treinamento. 🙂

Um grande abraço e bons passeios! 🙂